O Fórum Econômico Mundial publicou um relatório intitulado “Futuro dos Empregos”, que delineia as tendências de emprego global até 2030. O documento destaca as 15 profissões que devem apresentar o maior crescimento nesse período.
O levantamento foi realizado com base nas percepções de empregadores sobre as posições que provavelmente aumentarão, diminuirão ou permanecerão constantes nas suas organizações nos próximos cinco anos. Os entrevistados também foram solicitados a identificar inovações tecnológicas e tendências macroeconômicas que podem impactar o mercado de trabalho.
Conforme os executivos entrevistados, as funções que deverão crescer mais rapidamente até 2030, em termos percentuais, estarão fundamentalmente ligadas a inovações tecnológicas, como os avanços em Inteligência Artificial (IA) e robótica, além do crescimento do acesso digital. As profissões que estão na vanguarda desse crescimento incluem especialistas em Big Data, engenheiros de FinTech, especialistas em IA e Machine Learning, e desenvolvedores de software e aplicativos.
A relação das profissões com maior potencial de crescimento é a seguinte:
1. Especialista em Big Data
2. Engenheiro de FinTech
3. Especialista em IA e Machine Learning
4. Desenvolvedor de software e aplicações
5. Especialista em gestão de segurança
6. Especialista em armazenamento de dados
7. Especialista em veículos elétricos
8. Designer de UI e UX
9. Motoristas de caminhões leves ou serviços de entrega
10. Especialista em internet das coisas
11. Analistas e cientistas de dados
12. Engenheiros ambientais
13. Analistas de segurança da informação
14. Engenheiro DevOps
15. Engenheiros de energia renovável
Essas informações ressaltam a importância de compreender as novas dinâmicas do mercado de trabalho e como a tecnologia está moldando o futuro das ocupações.