De acordo com o porta-voz do Hamas, Hazem Qassem, não há tratativas em andamento para uma segunda fase do acordo de trégua em Gaza. A atual fase do cessar-fogo está programada para terminar neste sábado, 1 de março.
Neste dia, o Hamas anunciou a decisão de não aceitar a proposta israelense para a extensão da trégua. Qassem informou que não há discussões ativas sobre um novo período de cessar-fogo, sugerindo um impasse nas negociações intermediadas.
Na última quinta-feira, o Hamas entregou quatro corpos de cidadãos israelenses, enquanto Israel libertou mais de 600 prisioneiros palestinos. Estas ações simbolizam o encerramento da primeira fase do acordo de trégua, que teve início em 19 de janeiro, mediado por Qatar, Egito e Estados Unidos.
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que as Forças Armadas israelenses continuarão a operar no corredor Filadélfia por tempo indefinido, ignorando os termos do cessar-fogo. Essa decisão, segundo Katz, conta com o apoio dos Estados Unidos, o que pode intensificar as tensões na região.
O acordo original estabelecia que as tropas israelenses deveriam se retirar da área a partir do 42º dia, ou seja, neste sábado, com a retirada total a ser concluída até o 50º dia, em 9 de março. Além disso, Katz alegou que o Hamas estaria planejando novas ofensivas.