22 abril 2025
HomeEconomiaRepublicanos Advertirão Sobre Riscos das Tarifas nos Estados dos EUA

Republicanos Advertirão Sobre Riscos das Tarifas nos Estados dos EUA

Vários senadores republicanos estão recebendo as preocupações de seus eleitores acerca das tarifas retaliatórias do Canadá e do México, que podem impactar negativamente seus estados. Apesar disso, muitos deles continuam a manifestar confiança no presidente Donald Trump, acreditando que ele usará de forma eficaz a ameaça de tarifas durante as negociações. Recentemente, Trump anunciou um atraso de quase um mês na implementação de tarifas sobre todos os produtos do México e do Canadá que estão contemplados no acordo de livre comércio entre os três países.

O senador Rand Paul comentou que seus eleitores no Kentucky já começam a sentir os efeitos das tarifas e expressou sua esperança de que essas taxas não venham a provocar uma recessão. Ele destacou que representantes de quase todos os setores industriais do Kentucky se manifestaram preocupados com o impacto das tarifas, temendo aumento nos preços de casas e automóveis, e afirmou que continuará a se opor a essas políticas.

Antes do adiamento das tarifas, o senador Thom Tillis comentou que o governo pode precisar adotar uma estratégia de “recuo” caso uma guerra comercial se intensifique. Ele mencionou que tem conversado com representantes do setor agrícola de sua Carolina do Norte e que não é inesperado o fato de eles estarem preocupados com a possível perda de acesso aos mercados.

O senador Chuck Grassley, de Iowa, que é um defensor dos agricultores locais, afirmou que ainda é prematuro avaliar como essas políticas afetarão seu estado. Grassley lembrou que as tarifas impostas por Trump em 2018 e 2019 não resultaram em consequências negativas para Iowa.

O senador Ron Johnson, de Wisconsin, levantou questões à administração sobre a possível retaliação contra fabricantes, que poderia resultar no aumento dos preços da madeira, impactando a construção civil, e a competitividade dos exportadores agrícolas locais. Ele descreveu as tarifas como uma “espada de dois gumes”.

Por sua vez, o senador Mike Rounds, de Dakota do Sul, também relatou que os eleitores compartilharam preocupações, mas expressou a esperança de que eles confiem na estratégia do presidente. Ele reconheceu que as tarifas não beneficiarão os agricultores, mas mencionou que o fato de Trump estar ciente das suas preocupações poderia levar a um maior entendimento e paciência por parte dos envolvidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!