A East Japan Railway Company (JR East) anunciou um novo modelo de trem-bala que incorpora amortecedores de terremoto e apresenta um design inspirado em paisagens naturais. O Tohoku Shinkansen da série E10 promete transformar as viagens de alta velocidade na década de 2030, substituindo as composições da série E2 e E5 na rota de Tohoku. Os primeiros trens estão previstos para serem finalizados em 2027, com início das operações comerciais programado para 2030.
Os desenhos do novo modelo trazem uma paleta de verdes que evoca as florestas montanhosas e a costa do Japão, refletindo a beleza natural da região. As tintas escolhidas incluem um verde claro chamado “Tsugaru” e um verde escuro conhecido como “Olmo noturno”. O formato dos vagões foi inspirado nas pétalas das flores de Sakura, simbolizando a essência da cultura japonesa.
A nova geração de trens resulta de uma colaboração inovadora com a consultoria britânica Tangerine, marcando a primeira parceria da JR East com uma empresa internacional para o design de seus veículos. O interior do trem foi projetado para priorizar a hospitalidade, integrando tradições estéticas e técnicas de artesanato japonês para proporcionar um ambiente acolhedor e sofisticado.
O Tohoku Shinkansen será capaz de atingir uma velocidade máxima operativa de 320 km/h. O modelo contará com dez carros equipados com um sistema de prevenção de descarrilamento, além de melhorias que reduzem a distância de frenagem e amortecedores laterais para absorver vibrações em caso de terremotos, visando minimizar possíveis danos. Além disso, a JR East indica que esta nova geração de trem-bala estará preparada para futuras inovações, incluindo a implementação de operações autônomas. O trem também terá um carro dedicado ao transporte de carga, que permitirá o descarregamento em estações intermediárias sem impactar o fluxo de passageiros.