31 março 2025
HomeCiênciaFEBRACE 2025: Abertura da Maior Exposição de Ciências do Brasil!

FEBRACE 2025: Abertura da Maior Exposição de Ciências do Brasil!

Inicia hoje em São Paulo (SP) a 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), considerada a maior exposição nacional de projetos de ciências e engenharia elaborados por estudantes do ensino básico e técnico de diversas partes do Brasil. Um dos focos notáveis deste evento, organizado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), é a quantidade significativa de projetos relacionados às mudanças climáticas, um tema pertinente à realização da COP30 em Belém, programada para novembro.

Nesta primeira jornada, a visitação é restrita a autoridades, avaliadores e representantes da imprensa. Os dias seguintes, quarta e quinta-feira (27), estarão abertos ao público e à imprensa sem custo, no Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP, localizado no campus da Cidade Universitária. A FEBRACE 2025 conta com 300 projetos finalistas, desenvolvidos por 671 estudantes do ensino básico e técnico, sob a orientação de 462 professores de 269 escolas, tanto públicas quanto privadas, de todo o Brasil.

Os projetos serão submetidos à avaliação de especialistas, professores da USP, universidades parceiras e profissionais do setor industrial. Os melhores trabalhos receberão troféus, medalhas, bolsas de estudo e estágios, além da chance de representar o Brasil na Regeneron ISEF 2025, a principal feira internacional do setor, que ocorrerá em maio nos Estados Unidos.

Para ampliar o impacto da FEBRACE na formação de jovens cientistas, o evento também lançará o curso “Aprendizagem por Projetos & Mudanças Climáticas”, em colaboração com a Siemens Stiftung. Este curso, totalmente online e gratuito, pode ser acessado na plataforma APICE e tem como objetivo capacitar professores e alunos na criação de projetos interdisciplinares que proponham soluções inovadoras para os desafios climáticos.

A FEBRACE se firmou como um dos eventos mais importantes para a promoção da ciência no Brasil, especialmente por incentivar jovens talentos. De acordo com a coordenadora do evento, a professora da Escola Politécnica da USP, a feira desempenha um papel crucial na formação de futuros cientistas e engenheiros que buscam um mundo mais sustentável, apresentando projetos que oferecem soluções concretas para desafios ambientais.

Durante o evento, o público terá a oportunidade de conhecer os projetos finalistas, interagir com os estudantes e participar de atividades especiais, como palestras e painéis de discussão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!