A Copa do Mundo de 2026 está se aproximando. Este torneio será realizado em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México, com início previsto para 11 de junho e término em 19 de julho do próximo ano. Será a primeira vez que 48 seleções competirãpo pela taça mais prestigiosa do futebol. Até o momento, seis equipes garantiram sua participação, além dos três países anfitriões, que têm presença assegurada. Um time sul-americano garantiu sua vaga recentemente.
O Japão se tornou a primeira seleção classificada através das eliminatórias, após vencer o Bahrein por 2 a 0 no dia 20. Esta será a oitava participação consecutiva do Japão no torneio. A Nova Zelândia também retornará à competição, marcando sua terceira presença, sendo a primeira desde 2010, quando foi eliminada na fase de grupos após três empates.
Em um recente confronto pelas eliminatórias, Bolívia e Uruguai empataram em 0 a 0. Faltando quatro rodadas para o término das Eliminatórias Sul-Americanas, a Argentina está matematicamente garantida no torneio, já que ainda há 12 pontos em disputa. A Bolívia, o único time fora das vagas automáticas que poderia ter alcançado a Argentina, não conseguiu vencer o Uruguai. Na próxima fase, a equipe comandada por Lionel Scaloni enfrentará o Brasil no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Atualmente, a Argentina soma 28 pontos de 39 possíveis em sua campanha. Entre os destaques, estão uma vitória por 1 a 0 sobre o Brasil no Maracanã, uma expressiva goleada de 6 a 0 sobre a Bolívia no Monumental, onde Lionel Messi teve atuação significativa com um hat-trick e duas assistências, e uma derrota, com participação de Thiago Almada, para o Uruguai no Estádio Centenário na última sexta-feira. A edição de 2026 marcará a 19ª participação da Argentina na Copa do Mundo. Apenas Alemanha e Brasil, com 20 e 22 participações respectivamente no torneio anterior realizado no Catar, têm mais participações.