Um asteroide classificado como “potencialmente perigoso” pela NASA passará próximo à Terra na manhã desta quarta-feira, dia 26. Denominado 2014 TN17, este asteroide possui um diâmetro que varia entre 130 e 290 metros e se aproximará a cerca de 5 milhões de quilômetros do nosso planeta. Apesar da classificação, não há risco de que o objeto entre em colisão com a Terra.
A NASA considera como potencialmente perigosos os corpos celestes que possuem mais de 140 metros de diâmetro e que se aproximam a 7,5 milhões de quilômetros ou menos da órbita terrestre. No caso do 2014 TN17, mesmo sem a previsão de colisão, asteroides com características similares representam uma preocupação, pois poderiam causar danos significativos caso colidissem com a Terra.
Estudos indicam que asteroides com cerca de 140 metros atingem o planeta a cada 20.000 anos em média, deixando crateras que podem ter entre um e dois quilômetros de diâmetro. Os impactos de tal magnitude podem resultar em fatalidades em áreas metropolitanas e em estados, dependendo de onde ocorresse o impacto.
A NASA realiza a monitorização e o mapeamento da trajetória de múltiplos objetos que orbitam nas proximidades da Terra através do Centro para Estudos de Objetos Próximos. Isso faz parte dos esforços para identificar e entender as potencialidades de riscos associados a esses corpos celestes.