Um homem de 31 anos foi detido em flagrante na manhã de quinta-feira (27) em Canoas, Rio Grande do Sul, após adulterar bebedouros da empresa onde trabalha com soda cáustica. O incidente ocorreu no bairro Industrial e foi motivado pelo mal-estar de uma segunda pessoa após consumir a água disponibilizada aos funcionários. Um outro trabalhador já havia feito reclamações sobre a qualidade da água.
Câmeras de segurança registraram o momento em que o suspeito manuseia o produto químico e o adiciona ao bebedouro. As duas vítimas que ingeriram a água contaminada estão fora de perigo, conforme informações da empresa. Ambas as pessoas afetadas ainda serão interrogadas pela Polícia Civil para coleta de mais informações sobre o ocorrido.
As investigações em torno do ato de envenenamento estão em andamento, e a polícia já possui imagens que evidenciam o autor manipulando uma substância líquida nos bebedouros. O homem foi preso pelo crime de envenenamento de água potável, tipificado na legislação brasileira como um crime hediondo, com pena que varia de 10 a 15 anos de reclusão.
Após a denúncia, o Instituto Geral de Perícias enviou uma equipe de peritos e papiloscopistas ao local para realizar coletas de evidências. A análise feita por engenheiros químicos confirmou que o líquido encontrado nos bebedouros era soda cáustica. As razões que levaram o suspeito a cometer o crime ainda são desconhecidas, e ele já apresentou sua versão dos eventos antes de ser encaminhado ao sistema prisional.