Dados recentes do Instituto de Segurança Pública (ISP) indicam um aumento expressivo no número de roubos a pedestres na região do Maracanã, nas proximidades do campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Entre janeiro e fevereiro de 2025, foram registrados 320 casos de roubo, contrastando com os 208 ocorridos ao longo de todo o ano de 2024.
Estudantes locais relatam que a rampa que dá acesso às estações de trem e metrô é um dos pontos críticos, com alta incidência de ocorrências. Em busca de segurança, muitos universitários optam por se deslocar em grupos. A Uerj comunicou que já fez solicitações de reforço à Polícia Militar para aumentar a segurança nas imediações da universidade e agendou uma reunião com o comandante do 6º BPM para tratar do tema.
A Rioluz informou que os furtos de cabos na área impactam negativamente a iluminação. A empresa está em processo de avaliar a instalação de postes dentro do campus com o objetivo de melhorar a iluminação nas áreas externas. Em comunicado, o MetrôRio anunciou que está em fase de aquisição de novas luminárias e está aguardando a chegada de peças para a instalação, além de mencionar que refletores já estão disponíveis na área externa da estação Maracanã.