5 abril 2025
HomeTecnologiaAmazon Lança Proposta de Aquisição do TikTok

Amazon Lança Proposta de Aquisição do TikTok

A Amazon.com fez uma proposta para adquirir o TikTok, segundo informações de uma autoridade do governo dos Estados Unidos. Esta oferta surgiu poucos dias antes do prazo de 5 de abril, estabelecido para que o aplicativo encontrasse um comprador fora da China. O presidente dos EUA, Donald Trump, planeja discutir o futuro do TikTok em uma reunião no Salão Oval, onde considerará uma proposta final relacionada ao aplicativo.

Até o momento, a Amazon não comentou sobre a proposta, enquanto o TikTok e a ByteDance, sua controladora, não responderam a solicitações de comentários. A Amazon se junta a um grupo de potenciais compradores que inclui o private equity Blackstone, que está avaliando a possibilidade de investir em conjunto com acionistas não chineses da ByteDance, como Susquehanna International Group e General Atlantic, para adquirir as operações do TikTok nos Estados Unidos.

Outros investidores também estão atuando nas negociações. A empresa de capital de risco Andreessen Horowitz está buscando um novo investimento que permita a aquisição das participações chinesas em uma oferta que é liderada pela Oracle e outros investidores norte-americanos. Essas discussões incluem planos da Casa Branca para formar uma entidade norte-americana para o TikTok, visando reduzir a participação da ByteDance na nova empresa a menos de 20%, conforme exige a legislação dos EUA.

De acordo com informações, a proposta da Amazon foi enviada por meio de uma carta ao vice-presidente JD Vance e ao secretário de comércio Howard Lutnick, mas diversas partes envolvidas nas negociações parecem não ter levado a oferta a sério. O New York Times foi o primeiro a noticiar o envolvimento da Amazon nesta questão.

O futuro do TikTok, que conta com cerca de metade da população norte-americana utilizando o aplicativo, está incerto desde a aprovação de uma lei em 2024, que exige que a ByteDance se desfaça do TikTok até 19 de janeiro, prazo que foi posteriormente estendido para 5 de abril. A Amazon também já havia tentado entrar no espaço da mídia social com um serviço de compartilhamento de fotos e vídeos curtos chamado Inspire, que foi descontinuado no mês anterior.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!