segunda-feira, fevereiro 3, 2025
HomeCotidianoAumento de 45% na fiscalização de autoescolas, indica Detran

Aumento de 45% na fiscalização de autoescolas, indica Detran

#Fiscalização #DetranSP #Irregularidades #Habilitação #Transporte

A fiscalização realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) em relação a atividades irregulares de agentes regulados e autoescolas, em 2024, teve um aumento significativo de mais de 45% em comparação ao ano anterior. Os dados obtidos pelo Detran-SP, que foram previamente acessados, mostram que a atenção principal das operações se voltou para as bancas de exame prático, onde os candidatos a habilitação puderam notar um incremento de 337%, subindo de 83 operações em 2023 para 363 em 2024.

Entre as autuações, uma autoescola localizada em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, foi identificada utilizando 700 ‘dedos de silicone’, moldes que fraudam o controle biométrico, possibilitando a confirmação de presença em aulas e exames sem que os alunos estivessem efetivamente presentes. O aumento da fiscalização tem como objetivo coibir irregularidades em diversos aspectos do processo de habilitação e regularização de veículos, abordando questões como a compra de carteiras de habilitação e outras fraudes. As empresas autorizadas a realizar vistorias tiveram também um aumento nas operações, que saltaram 140% em 2024, totalizando 1.713 ações.

A fiscalização também se ampliou em centros de formação de condutores, bem como entre médicos e psicólogos envolvidos no processo de habilitação, com crescimentos de 29%, 56% e 42%, respectivamente. Municípios como Osasco, capital paulista, Campinas, São José do Rio Preto e Bauru registraram aumentos marcantes nas ações de fiscalização. Campinas, por exemplo, observou um aumento superior a 514% nas vistorias em empresas de estampagem e emplacamento. Ao todo, foram realizadas mais de 9.600 ações fiscais em 2024, resultando em 717 sanções a agentes regulados, que incluiram 110 boletins de ocorrência, 235 suspensões de atividades e 120 cassações de registros.

Além disso, o Detran-SP intensificou suas operações contra veículos fraudados e empresas de desmanche, resultando na apreensão de peças de forma ilegal e autopeças possivelmente relacionadas a atividades criminosas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!