A deputada federal Carol De Toni, do PL de Santa Catarina, e o senador Carlos Portinho, do PL do Rio de Janeiro, assumirão, na próxima terça-feira, a presidência da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM) na Câmara dos Deputados e no Senado, respectivamente, para o bienio 2025-2026. A cerimônia de posse ocorrerá durante o lançamento da “Casa da Liberdade”, um novo espaço destinado ao diálogo entre o legislativo e o setor produtivo do país, e deve reunir líderes de vários segmentos da sociedade brasileira, sendo considerado um dos eventos políticos mais significativos do ano.
Confirmaram presença na solenidade diversas autoridades, incluindo o presidente da Câmara, Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido Novo; a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, do PP; e o ministro Ives Gandra Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Além dessas figuras políticas, é esperado que CEOs, executivos e representantes de alto nível de grandes empresas e de vários setores produtivos do Brasil também compareçam ao evento.
A Frente Parlamentar pelo Livre Mercado conta com a participação de 179 deputados e 27 senadores, que estão comprometidos com a promoção da liberdade econômica e a criação de um ambiente de negócios mais livre, competitivo e dinâmico. Nos últimos anos, as principais questões abordadas pela frente parlamentar incluem a rejeição ao aumento disfarçado de impostos na reforma tributária, a oposição a tentativas de proibição de cigarros eletrônicos e a resistência à chamada “taxação das blusinhas”.