Um grupo de 12 indivíduos foi detido em Itapira, interior de São Paulo, durante uma operação conduzida pelo Ministério Público, após a identificação de um local de venda de drogas que utilizava adesivos do terrorista Osama Bin Laden para sinalizar os produtos ilícitos. A menção ao fundador da Al Qaeda, associado aos ataques de 11 de setembro de 2001, despertou a curiosidade dos investigadores.
Conforme o promotor Rodrigo Lopes, uma ação anterior resultou na apreensão de 16 quilos de pasta base de cocaína em um ponto de venda notório na localidade, o qual era intitulado de “cocaína do Bin Laden”.
De acordo com informações do Ministério Público, os locais de venda de drogas apresentavam portas reforçadas, uma estratégia para dificultar o acesso das autoridades e prolongar a entrada em caso de operações policiais. Isso permitia que os envolvidos eliminassem evidências rapidamente. Além disso, foi observado que os imóveis passavam por reformas nos banheiros, acomodando estruturas que possibilitavam a descarga imediata de material comprometedor.
Os dez indivíduos detidos durante a operação são suspeitos de atividades relacionadas ao tráfico de drogas, incluindo Andre Saturnino Mendes Leite, que é apontado como o possuidor do ponto de venda e possui um histórico criminal extenso.