O início do período para justificar a ausência no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 ocorre nesta segunda-feira, dia 14. Esse procedimento é destinado a participantes que foram beneficiados com a isenção da taxa no ano anterior, não compareceram nos dois dias de prova e desejam solicitar a isenção novamente.
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os indivíduos que não realizarem a justificativa de ausência ou tiverem o pedido recusado deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que no ano passado foi de R$ 85.
Para realizar a justificativa, o participante deve acessar a Página do Participante. O resultado desse processo será anunciado no dia 12 de maio.
Ainda nesta segunda-feira, começa o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem, que também deve ser feito por meio da Página do Participante. As solicitações podem ser feitas até o dia 25 de abril, e os resultados serão divulgados em 12 de maio.
A isenção é concedida aos seguintes grupos: estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas em 2025; aqueles que completaram o ensino médio em instituições públicas ou que receberam bolsa integral em escolas privadas, com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) do Governo Federal.
O cronograma para as solicitações e resultados é o seguinte:
– Solicitação de isenção da taxa e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
– Resultado das solicitações de isenção e justificativas: 12 de maio
– Período para apresentação de recursos: 12 a 16 de maio
– Resultado dos recursos: 22 de maio