O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está atualmente aceitando solicitações de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse procedimento é completamente online e deve ser realizado na Página do Participante.
Os candidatos que podem solicitar a isenção incluem: aqueles matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública no ano de 2025; indivíduos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas, com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal; e aqueles que participam do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Para solicitar a isenção, o candidato deve acessar a Página do Participante e escolher a opção “justificativa de ausência/isenção”. Em seguida, será necessário completar um desafio aleatório gerado pelo sistema. Após essa etapa, o candidato deve informar o CPF e a data de nascimento para iniciar o pedido.
Na sequência, é preciso indicar se já concluiu o ensino médio ou em que fase se encontra. Na próxima página, o usuário deve informar se obteve a certificação do ensino médio através do Encceja (Educação para Jovens e Adultos). Também deve ser indicado se o ensino médio foi feito em escolas públicas ou particulares, além do ano de conclusão.
Depois, o candidato deve informar o Número de Identificação Social (NIS). Se não possuir o número, deve escolher a opção adequada. O Inep também solicita que o candidato preencha um questionário socioeconômico contendo 23 perguntas, que visa ajudar na formulação de novas políticas educacionais. Após isso, informações pessoais como e-mail, número de celular e uma foto de identificação devem ser enviadas, antes que o pedido possa ser finalizado.
O resultado das solicitações de isenção será divulgado pelo Inep no dia 12 de maio. Caso o pedido seja negado, haverá a possibilidade de interpor recurso entre os dias 12 e 16 de maio. Aqueles que não tiverem direito à isenção ou que não conseguirem obtê-la deverão pagar uma taxa de R$ 85 no ato da inscrição. É importante notar que a isenção não garante a inscrição no exame. As datas para inscrição ainda não foram anunciadas.