A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou a abertura de inscrições para o doutorado em educação, com início programado para 2026. O período de inscrição será de 2 a 13 de maio de 2025.
Este doutorado terá a duração de 24 meses, com aulas presenciais no campus de Guarulhos. A coordenação está a cargo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp (EFLCH/Unifesp).
As linhas de pesquisa disponíveis para o doutorado incluem: Educação: desigualdade, diferença e inclusão; Estado, trabalho e educação; Escola pública, formação de professores e práticas pedagógicas; História da educação: sujeitos, objetos e práticas; e Linguagens e saberes em contextos formativos.
O edital prevê a oferta de 33 vagas, com reservas específicas para ações afirmativas: 4 vagas destinadas a pessoas negras e quilombolas, 2 vagas para pessoas com deficiência, 1 vaga para indígenas e 1 vaga para pessoas trans. A comissão responsável pela seleção tem a possibilidade de aumentar o número de vagas ou não preencher todas as iniciais, caso os candidatos não cumpram os requisitos mínimos em qualquer etapa do processo seletivo.
Para se candidatar ao doutorado em educação da Unifesp, é necessário apresentar a comprovação de conclusão de um curso de mestrado reconhecido pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).
O processo de inscrição ocorrerá de 2 a 13 de maio de 2025, exclusivamente pelo site do programa. Os candidatos deverão preencher um formulário online, escolher uma linha de pesquisa, indicar um possível orientador, anexar um projeto de pesquisa em formato PDF conforme as instruções do edital e informar o ID Lattes.
A seleção será composta por cinco fases eliminatórias: Fase I (24/06/2025): prova escrita; Fase II (de 02/08 a 24/08/2025): análise do projeto de pesquisa; Fase III (de 08/09 a 26/09/2025): realização de entrevistas; Fase IV (de 07/10 a 14/10): submissão e conferência de documentos; Fase V (data a ser comunicada): verificação da autodeclaração para candidatos que se inscrevem nas vagas de ações afirmativas. As aulas estão previstas para começar em 10 de março de 2026.