O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio de Janeiro, está em greve de fome em protesto contra a possível cassação de seu mandato na Câmara dos Deputados. Ele conta com o apoio de uma variedade de artistas, incluindo renomados músicos e atores como Chico Buarque, Leoni e Teresa Cristina, além de Pedro Cardoso, Julia Lemmertz, Claudia Abreu e Evandro Mesquita. Um abaixo-assinado para a manutenção do parlamentar em seu cargo também está em circulação, acumulando até 141.727 assinaturas até a manhã de terça-feira, 15 de outubro, segundo informações de seu site pessoal.
A greve de fome de Glauber teve início na quarta-feira, 9 de outubro, após a aprovação pela Comissão de Ética da Câmara dos Deputados de sua cassação. O deputado é acusado de agredir verbal e fisicamente um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) no mês de outubro do ano anterior.
O caso agora será discutido no plenário, mas as sessões desta semana ocorrem de forma remota, conforme decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba. Não há uma data definida para que a situação de Glauber seja analisada pelo plenário.
Glauber e seus aliados afirmam que a tentativa de cassação é influenciada por Arthur Lira, ex-presidente da Câmara, com quem o deputado teve diversos desentendimentos. Ele tem se referido a Lira de maneira pejorativa, especialmente em relação às questões relacionadas ao orçamento secreto. Além disso, Glauber tem enfrentado críticas também dentro da própria esquerda, uma vez que se opôs à aliança do PSOL com o presidente Lula nas eleições de 2022 e votou contra a cassação da ex-deputada Flordelis, que foi condenada por ter planejado o assassinato do esposo.
Caso ocorra a cassação do mandato, a ex-senadora Heloísa Helena, da Rede do Rio de Janeiro, assumirá a cadeira. Heloísa é conhecida por sua postura crítica tanto em relação ao governo quanto à oposição. Ela foi expulsa do PT em 2003 por votar contra a reforma da Previdência, no início do mandato de Lula, e foi uma das fundadoras do PSOL, partido do qual também se desligou. Atualmente, dentro da Rede, Heloísa se opõe à ala liderada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, principalmente devido ao suporte da sigla ao governo petista.
A lista de artistas que manifestaram apoio a Glauber Braga inclui:
– Chico Buarque
– Julia Lemmertz
– Teresa Cristina
– Elizabeth Savala
– Evandro Mesquita
– Claudia Abreu
– Leoni
– Angela Dippe
– Dadá Coelho
– Pedro Cardoso
– Vera Zimmermann
– João Vitti
– Gringo Cardia
– Miguel Paiva
– Rodrigo Penna
– Silvia Buarque