Originário de uma cidade com 50 mil habitantes localizada no Círculo Polar Ártico, o Bodo/Glimt se destaca como uma das principais surpresas do futebol norueguês na Europa League. Em uma partida intensa fora de casa contra a Lazio, a equipe conseguiu uma vitória nos pênaltis, avançando assim para as semifinais da competição europeia. É surpreendente pensar que de uma região onde os dias são curtos e os invernos rigorosos, surge uma equipe de futebol com desempenho de elite, considerando que, em algumas ocasiões, é necessário retirar a neve dos campos com pás.
O Bodø/Glimt, cujo nome significa “flash” e que se apresenta em sua emblemática cor amarelo, tinha uma trajetória irregular ao longo de sua história, oscilando entre as quatro divisões principais do futebol norueguês. O sucesso do clube é um fenômeno relativamente recente em seus 108 anos de existência.
Em 2017, ao disputar a segunda divisão, o clube encontrou o caminho da recuperação e conquistou o Campeonato Norueguês em 2020, 2021, 2023 e 2024. Na atual temporada da Europa League, o Bodo/Glimt superou equipes renomadas, incluindo Porto, Braga, Besiktas, Maccabi Tel Aviv, Twente e Olympiacos, até chegar à vitória contra a Lazio. Agora, a equipe norueguesa enfrenta o desafio de desbancar o Tottenham nas semifinais, alçando a expectativa de conquistar uma final continental pela primeira vez na sua história.