1 maio 2025
HomeInternacionalEUA Impõem Análise de Redes Sociais para Candidatos a Visto de Gaza

EUA Impõem Análise de Redes Sociais para Candidatos a Visto de Gaza

O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, implementou uma nova diretriz, a partir de 17 de abril, que exige a triagem nas redes sociais de todos os solicitantes de visto que tenham estado na Faixa de Gaza desde 1º de janeiro de 2007. Esta medida, conforme um telegrama interno do Departamento de Estado, visa reforçar o controle sobre viajantes estrangeiros que desejam entrar no país.

A triagem de mídias sociais será aplicada a todos os candidatos a vistos de imigrantes e não imigrantes, incluindo trabalhadores de organizações não governamentais e indivíduos que tenham estado na região palestina por motivos oficiais ou diplomáticos. O telegrama indica que, caso a análise das informações nas redes sociais revele dados potencialmente prejudiciais a questões de segurança, será necessário encaminhar um parecer consultivo de segurança para uma investigação interinstitucional, a fim de determinar se o solicitante representa um risco à segurança nacional dos Estados Unidos.

A comunicação foi distribuída a todos os postos diplomáticos e consulares americanos. Esta ação segue uma série de revogações de vistos que afetaram centenas de pessoas em todo o país, incluindo residentes permanentes legais. A administração utilizou uma legislação de 1952 que permite a deportação de imigrantes considerados prejudiciais à política externa dos Estados Unidos.

O telegrama mencionado foi assinado pelo secretário de Estado, Marco Rubio. Até o momento, o Departamento de Estado não emitiu uma resposta a solicitações de comentários sobre essa nova diretriz.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!