O túnel imerso que ligará as cidades de Santos e Guarujá, projetado para ser o primeiro desse tipo no Brasil, está em fase de apresentação a investidores e construtoras internacionais, com previsão de conclusão para o ano de 2030. O empreendimento, que resulta de uma colaboração entre os governos federal e estadual de São Paulo, terá um custo estimado em 6 bilhões de reais. A abertura das propostas para a execução da obra está agendada para o dia 1º de agosto. Com uma extensão total de 1,5 quilômetro, dos quais 870 metros estarão submersos, o túnel contará com três faixas em cada sentido e incluirá espaço destinado ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de áreas para pedestres e ciclistas.
Para promover o projeto, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, iniciará uma viagem à Europa no dia 21, com o objetivo de apresentar os detalhes do empreendimento a investidores estrangeiros. Durante a visita a Portugal, estão programadas reuniões com a Mota-Engil, que conta com a China Communications Construction Company (CCCC) como sócia, a qual possui experiência em projetos como os túneis de Dalian e Hong Kong–Zhuhai–Macau. Na Holanda, as discussões envolverão a Ballast Nedam, responsável pela construção do túnel de Nieuwe Waterweg, e a TEC Tunnel, que participou de obras de infraestrutura em ligações internacionais como Øresund, entre Dinamarca e Suécia, e entre Busan e Geoje na Coreia do Sul. A visita técnica se encerrará na Dinamarca, onde será realizada uma inspeção nas obras do túnel de Fehmarnbelt, que, com 18,1 quilômetros, deverá se tornar o mais extenso túnel submerso do mundo, abrangendo tanto rotas rodoviárias quanto ferroviárias.