A recente lesão muscular do jogador Neymar é distinta da anterior, que o afastou dos campos por mais de um mês. O Santos Futebol Clube emitiu um comunicado na tarde desta sexta-feira (18), informando que, após a realização de novos exames de imagem, foi identificada uma lesão no músculo semimembranoso da coxa esquerda, a mesma que já havia sofrido uma lesão na fase final do Campeonato Paulista. Após esse incidente, o atleta participou da terceira rodada do Campeonato Brasileiro, entrando no segundo tempo na partida em que o Santos foi derrotado pelo Fluminense. Três dias depois, ele atuou como titular na vitória contra o Atlético-MG.
Durante a recente partida, Neymar foi substituído no primeiro tempo. Ele jogou por aproximadamente 30 minutos antes de sentir dores e solicitar a substituição, manifestando-se visivelmente emocionado. De acordo com o Santos, o jogador de 33 anos já iniciou o tratamento no CT Rei Pelé. O clube destacou que a nova lesão não representa uma recidiva da lesão anterior, que afetava um músculo diferente. No comunicado, foi mencionado que as sucessivas lesões podem estar relacionadas ao período prolongado em que Neymar ficou afastado, decorrente de uma grave lesão ligamentar no joelho, ocorrida quando ele ainda jogava pelo Al-Hilal.
O Santos Futebol Clube não forneceu um cronograma para o retorno de Neymar. O clube esclareceu que o atleta continuará o trabalho de fortalecimento muscular, com o objetivo de melhorar sua condição física e evitar futuras lesões. Foi acordado em conjunto com a equipe técnica e o próprio jogador que o processo de recuperação deverá prosseguir, e que, se necessário, novas abordagens serão implementadas para que sejam atingidos os parâmetros adequados para o retorno ao esporte.
Tanto o clube quanto Neymar não especificaram quando ele poderá retornar aos treinos e competições. É relevante mencionar que o contrato do jogador com o Santos é válido até o final de junho.