Milhares de católicos se reuniram no Coliseu de Roma na sexta-feira, 18, para a celebração da “Via Sacra” da Sexta-Feira Santa. Essa tradição anual consiste na passagem de uma cruz de madeira entre os portadores, passando por 14 estações que representam eventos da crucificação de Jesus. Durante a cerimônia, a procissão faz pausas em cada estação para orações e leituras.
O Papa Francisco, em recuperação de uma pneumonia dupla, não participou da procissão pelo terceiro ano consecutivo. O Vaticano informou que o Papa redigiu as meditações para a cerimônia no Coliseu, algo que ocorreu pela segunda vez durante seus 12 anos de papado.
As reflexões realizadas durante a cerimônia, que se iniciam com uma breve leitura bíblica, abordaram temas relevantes como guerra, crises econômicas e o papel das mulheres na Igreja Católica. A Sexta-Feira Santa ocorre um dia antes do Domingo de Páscoa, a data mais significativa no calendário litúrgico da Igreja, que celebra a crença na ressurreição de Jesus após sua morte.