21 abril 2025
HomeCotidianoBrasileiras Detidas no Exterior com 191 Canetas de Medicamento Controlado

Brasileiras Detidas no Exterior com 191 Canetas de Medicamento Controlado

Duas mulheres, com idade de 28 anos, foram detidas na noite do último sábado (19) no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, após desembarcarem com 191 canetas de Mounjaro, um medicamento injetável utilizado por pessoas com diabetes tipo 2, proveniente de um voo de Lisboa, Portugal. As informantes, naturais de Goiânia, declararam residir em Londres, Inglaterra.

Conforme informações da Receita Federal, o Mounjaro é um medicamento que foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro do ano passado. Todavia, para sua importação, é indispensável obter autorização do Ministério da Saúde. O chefe da Seção de Vigilância Aduaneira do Salgado Filho, Erno Edison Cunha, destacou que a importação de medicamentos no Brasil é regida por normas específicas, que variam dependendo do uso pretendido, seja pessoal ou comercial, e se o produto possui registro no Brasil. Para importação de uso pessoal, é permitido trazer medicamentos sem registro, desde que não contenham substâncias controladas e sejam destinadas exclusivamente ao consumo pessoal, sem fins comerciais.

A Polícia Federal encontrou 95 canetas do medicamento com uma das passageiras e 96 canetas com a outra, somando um total de 191 unidades de 15mg cada. Quando questioned sobre a importação irregular dos medicamentos, as duas mulheres afirmaram não conhecer as normas brasileiras em virtude de sua residência no exterior. Elas foram autuadas em flagrante e conduzidas à Polícia Federal para os devidos procedimentos legais, ficando à disposição da Justiça Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!