21 abril 2025
HomeEconomiaProdutos Chineses Marcados como 'Feito na Coreia' para Contornar Tarifas, Afirma Coreia...

Produtos Chineses Marcados como ‘Feito na Coreia’ para Contornar Tarifas, Afirma Coreia do Sul

A Coreia do Sul tem observado uma situação peculiar, na qual países, especialmente a China, têm tentado disfarçar seus produtos como exportações sul-coreanas. Essa prática visa contornar as elevadas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos. O Serviço Aduaneiro da Coreia revelou que, no primeiro trimestre, foram detectadas violações de país de origem que totalizaram 29,5 bilhões de wons (aproximadamente 20,81 milhões de dólares), sendo que 97% dessas remessas tinham como destino os Estados Unidos, conforme resultado de uma investigação realizada no mês anterior.

No ano passado, as violações totalizaram 34,8 bilhões de wons (cerca de 25 milhões de dólares), com as remessas destinadas aos EUA representando 62% desse total. Desde a posse de Donald Trump em janeiro, uma série de tarifas significativas sobre produtos de diversos países foi implementada, com os efeitos começando a ser sentidos em março. Autoridades na Coreia do Sul alertaram para um possível aumento nas tentativas de empresas estrangeiras, em especial da China, de se utilizarem da imagem da Coreia do Sul, aliada estratégica dos EUA e signatária de um acordo de livre comércio, como uma forma de eludir tarifas e regulamentos.

Recentemente, Trump impôs tarifas de 25% sobre produtos sul-coreanos, mas essas tarifas foram suspensas temporariamente por um período de três meses. Atualmente, os Estados Unidos aplicam taxas de 145% sobre produtos chineses como resposta a uma série de ações retaliatórias, que, segundo analistas, têm afetado negativamente o comércio entre as duas maiores economias do mundo.

As descobertas recentes incluem 3,3 bilhões de wons (aproximadamente 2,3 milhões de dólares) em materiais catódicos usados em baterias, que foram importados da China e enviados para os EUA com a Coreia do Sul erroneamente designada como país de origem, na tentativa de escapar de tarifas já altas antes da implementação das tarifas de Trump. Em março, outros 19,3 bilhões de wons (cerca de 14 milhões de dólares) em câmeras de vigilância foram importados da China em partes e montados na Coreia do Sul para contornar as restrições impostas pelos EUA sobre dispositivos de comunicação da China.

Em resposta a essas tentativas de exportação ilegal, o Serviço Aduaneiro da Coreia instituiu uma força-tarefa especial e pretende desenvolver medidas mais rigorosas para proteger as empresas nacionais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!