A chuva de meteoros Líridas atingirá seu pico na madrugada de terça-feira, dia 22, e será visível em todo o Brasil, desde que as condições de visibilidade do céu sejam favoráveis. Este fenômeno das estrelas cadentes já é visível desde o dia 14 de abril, quando a Terra começou a atravessar a região de detritos deixados pelo cometa Tatcher (C/1861 G1). Embora o auge da atividade ocorra nesta semana, os meteoros poderão ainda ser observados até o final do mês.
Os meteoros são fragmentos de asteroides e partículas de cometas que se dispersam em trilhas de poeira ao redor do Sol. Anualmente, a Terra passa por essas trilhas, e as partículas de poeira e rocha geram exibições luminosas e coloridas no céu à medida que se aquecem e se desintegram na atmosfera.
O momento ideal para observar a chuva de meteoros Líridas será na madrugada de terça-feira, por volta das 2h, quando o radiante, o ponto de origem dos meteoros, estará elevado no céu, voltado para o norte. A nomeação da chuva se deve à sua localização próxima à constelação de Lyra. Para uma observação eficaz, é recomendável encontrar locais muito escuros, pois a luz da Lua pode dificultar a visualização.
Normalmente, a observação deste fenômeno não requer equipamentos como telescópios ou binóculos, embora a visibilidade possa ser afetada se a lua estiver cheia ou quase cheia, variando conforme o período do mês.
Para otimizar a observação das Líridas, é essencial ter um céu limpo e paciência. A consulta a um mapa interativo de um aplicativo de observação astronômica pode ser útil para identificar a direção correta no céu. É aconselhável escolher um local isolado, longe das luzes urbanas. Após a chegada ao local escolhido, recomenda-se que os olhos se adaptem à escuridão por cerca de 15 a 20 minutos.
Um cobertor ou uma cadeira confortável pode ser útil, pois a observação de meteoros requer tempo de espera. Ao se estabelecer no local, deitar-se no chão e direcionar o olhar para o céu ajudará a localizar o radiante. Quanto mais alto o radiante estiver acima da linha do horizonte, maior será a probabilidade de observar um número maior de meteoros. Embora a origem dos meteoros esteja na direção do radiante, eles podem ser vistos em qualquer parte do céu.