2 maio 2025
HomeEsportesTrans Mulheres Proibidas de Competir no Futebol Feminino na Inglaterra e Escócia

Trans Mulheres Proibidas de Competir no Futebol Feminino na Inglaterra e Escócia

Mulheres transgênero não poderão mais participar do futebol feminino na Inglaterra após uma alteração nas diretrizes, conforme anunciado pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Essa mudança ocorre a partir de uma decisão da Suprema Corte do Reino Unido, que declarou, em 16 de abril, que apenas mulheres cisgêneras se enquadram na definição de mulher segundo a legislação de igualdade. A decisão gerou preocupações entre defensores dos direitos transgêneros, enquanto o governo elogiou a clareza trazida pela nova interpretação legal.

A política anterior da FA permitia a participação de mulheres transgênero no futebol feminino, mas essa normativa será alterada a partir de 1º de junho de 2025. Em um comunicado oficial, a entidade declarou que a prática deve ser revista em função da decisão judicial. “Mulheres transgênero não poderão mais jogar no futebol feminino na Inglaterra, e essa política será implementada a partir da data mencionada”, destacou a FA.

Segundo a FA, a política que permitia a participação de mulheres transgênero visava tornar o esporte mais acessível. Essa abordagem era fundamentada em aconselhamento jurídico especializado e alinhada às diretrizes globais da UEFA e da FIFA. A entidade reconheceu que essa mudança pode ser difícil para as pessoas que desejam jogar no gênero com o qual se identificam e anunciou que está em contato com jogadoras transgênero registradas para informar sobre as mudanças e discutir como ainda podem participar do esporte.

A decisão da FA foi tomada um mês após a permissão para que mulheres transgênero continuassem jogando, desde que mantivessem níveis de testosterona abaixo de 5 n/mol por um período de 12 meses. Um porta-voz do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reiterou que cada esporte pode definir suas políticas, mas que devem seguir as normas legais vigentes. Ele enfatizou que “a biologia é um fator importante no esporte feminino” e que é necessário garantir que mulheres e meninas tenham a oportunidade de participar do esporte de forma justa e segura.

Além disso, a Federação Escocesa de Futebol (SFA) também anunciou, nesta quinta-feira, que implantará uma política similar, proibindo a participação de mulheres transgênero no futebol feminino a partir da temporada 2025-26. A SFA afirmou que apenas mulheres cisgêneras poderão competir nas categorias femininas. A federação planeja fornecer orientações sobre a implementação dessa nova política, incluindo opções de participação para indivíduos transgêneros, antes do início da nova temporada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!