Especialistas indicam que os impactos das tarifas implementadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na economia deverão se tornar mais evidentes até o meio do ano. As declarações recentes do presidente destacam que a economia está em um momento de transição e que o mercado de trabalho permanece robusto. O discurso enfatiza a expectativa dos consumidores por uma redução nos preços e menciona a possibilidade de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed), em um contexto sem inflação.
Essas observações foram feitas após a divulgação de dados do Departamento do Trabalho dos EUA, que reportaram a adição de 177 mil novos empregos fora do setor agrícola no mês de abril, número que ficou abaixo da previsão de 130 mil. A taxa de desemprego, por sua vez, permaneceu estável em 4,2%. Em decorrência desses dados, os investidores começaram a reavaliar suas projeções relacionadas a possíveis cortes nas taxas de juros.
A projeção atual sugere que o Fed deve manter sua taxa de referência entre 4,25% e 4,50% na próxima reunião agendada para a próxima semana.