quarta-feira, fevereiro 5, 2025
HomeInternacionalEUA interrompem emissão de passaportes com gênero “X”

EUA interrompem emissão de passaportes com gênero “X”

O Departamento de Estado dos EUA interrompeu o processamento de pedidos de passaporte que buscam o marcador de gênero “X”, limitando a emissão de passaportes apenas para aqueles que se identificam como homens ou mulheres, conforme informado por um representante. Essa ação está em consonância com uma ordem executiva emitida pelo presidente Donald Trump, que determina que a política do governo norte-americano é “reconhecer apenas dois sexos, masculino e feminino”, afirmando que “esses sexos são imutáveis”. “Com base nessa ordem, a emissão de passaportes americanos pelo Departamento refletirá o sexo biológico da pessoa conforme definido na Ordem Executiva”, declarou o representante.

Além da suspensão dos pedidos que solicitam o marcador “X”, o Departamento de Estado também deixou de emitir passaportes com essa designação, informou o porta-voz. Eles indicaram que “diretrizes sobre passaportes anteriormente emitidos com o marcador de sexo X serão divulgadas em breve”. A ordem executiva assinada por Trump reverte ajustes realizados durante a administração Biden, que buscavam atender às necessidades de pessoas não binárias, intersexuais e que não se conformam com as normas de gênero. Desde abril de 2022, os cidadãos americanos tinham a opção de escolher “X” como seu marcador de gênero.

Na cerimônia de posse como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump discutiu o tema de gênero. “Nesta semana, eu encerrarei a política governamental de tentar impor um entendimento social sobre raça e gênero em todos os aspectos da vida pública e privada. Iremos construir uma sociedade que seja daltônica e baseada no mérito”, afirmou. Ele ressaltou ainda que “a partir de agora, a política oficial do governo dos Estados Unidos reconhecerá apenas dois gêneros, masculino e feminino”. O republicano também comentou sobre ações federais que, segundo ele, foram ilegais e inconstitucionais, dirigidas a restringir a liberdade de expressão, anunciando sua intenção de assinar uma ordem executiva para “imediatamente cessar toda censura governamental e restaurar a liberdade de expressão” no país.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!