6 maio 2025
HomePolíticaMinistros de Lula Comparecem à Câmara Esta Semana para Esclarecimentos Cruciais Amid...

Ministros de Lula Comparecem à Câmara Esta Semana para Esclarecimentos Cruciais Amid Trocas e Desafios

Quatro ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva são aguardados nas comissões da Câmara dos Deputados nesta semana. As visitas ocorrem em um contexto de tensões nos ministérios, especialmente após a demissão de Carlos Lupi, do Ministério da Previdência, devido ao escândalo envolvendo desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, a reforma ministerial avança, com mudanças iminentes na pasta das Mulheres, onde Cida Gonçalves deve ser substituída por Márcia Lopes. Para dois ministros, a presença é obrigatória, uma vez que se trata de uma convocação oficial.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comparecerá à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional na terça-feira, para prestar esclarecimentos sobre a concessão de asilo diplomatico a Nadine Heredia. A ex-primeira dama do Peru enfrenta condenações por corrupção, relacionadas à Operação Lava Jato.

Na quarta-feira, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também foi convocada pela oposição. Ela deve participar da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, às 10h. A convocação foi motivada por requerimentos de dois deputados: um solicitando esclarecimentos sobre os impactos ambientais de uma nova rodovia em Belém, prevista para a COP30, e outro perguntando sobre sua possível participação em ações durante a 21.ª edição do Acampamento Terra Livre, além do aumento de incêndios e da degradação na Amazônia Legal.

No dia anterior, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, havia sido convidado a discorrer sobre diversas pautas na mesma comissão. Os parlamentares devem questioná-lo sobre a questão dos preços dos alimentos, regularização fundiária, supostos crimes de movimentos sociais no “Abril Vermelho”, e as ações do governo para resolver conflitos no campo. Ele também será solicitado a apresentar os resultados das políticas de sua pasta e suas metas para o ano em questão.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, está convocado pela Comissão de Trabalho para uma reunião com deputados na quarta-feira. O foco será a apresentação de um plano de trabalho para 2025 e a discussão de temas relacionados à sua área.

Carlos Lupi, que estava programado para comparecer à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa a fim de esclarecer os desvios financeiros que afetam aposentados e pensionistas do INSS, solicitou sua demissão na sexta-feira anterior ao escândalo. Este evento marca a 11ª mudança na Esplanada dos Ministérios desde o começo da gestão de Lula em 2023.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!