9 maio 2025
HomeNegóciosMagazine Luiza Registra Uma Queda Superior a 60% nos Lucros do Primeiro...

Magazine Luiza Registra Uma Queda Superior a 60% nos Lucros do Primeiro Trimestre

A varejista Magazine Luiza anunciou uma redução de 62,5% em seu lucro líquido ajustado no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2024. A empresa destacou que, devido às atuais condições econômicas, a adoção de “disciplina e foco” é fundamental. Durante o trimestre, o lucro líquido ajustado ficou em R$ 11,2 milhões, valor inferior aos R$ 21,4 milhões que analistas esperavam, conforme dados obtidos.

A diretora de relações com investidores, Vanessa Rossini, comentou sobre o impacto da taxa Selic, que foi cerca de 30% maior em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. Em razão disso, a empresa precisou priorizar a rentabilidade e as margens operacionais. Em um ambiente de juros elevados, as categorias de produtos com tickets mais altos têm enfrentado desafios, mas a varejista conseguiu expandir sua participação no mercado sem sacrificar as margens.

As vendas em lojas físicas, considerando o mesmo conceito, apresentaram um crescimento de 7,1%, abaixo do aumento de 9% registrado no primeiro trimestre de 2024. Por outro lado, as vendas no e-commerce e no marketplace sofreram quedas de 2,6% e 1,8%, respectivamente. Em termos de margem bruta, houve um crescimento de 0,7 ponto percentual, atingindo 30,6%.

A empresa, que possui marcas como Netshoes e KaBuM!, viu uma leve elevação de 1,6% em sua receita líquida, que totalizou R$ 9,4 bilhões. As vendas totais, envolvendo o marketplace, mantiveram-se praticamente inalteradas, alcançando R$ 16 bilhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado do grupo totalizou R$ 758,8 milhões, com um crescimento de 10,3% em relação ao ano anterior. A margem Ebitda registrada passou de 7,4% para 8,1%.

Rossini ressaltou a importância da expansão da margem no resultado operacional para lidar com o aumento das despesas financeiras, que cresceram 31,9% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 403,2 milhões e representando 4,3% da receita líquida, contra 3,3% no ano anterior.

No que diz respeito às despesas com vendas, a Magazine Luiza observou um aumento de 5,9%, atribuído a investimentos estratégicos em sua operação logística, especialmente em melhorias no cumprimento de prazos de entrega e no atendimento ao cliente. As despesas gerais e administrativas permaneceram praticamente estáveis em relação ao ano anterior.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!