segunda-feira, fevereiro 3, 2025
HomeInternacionalHamas publica atualização sobre reféns israelenses

Hamas publica atualização sobre reféns israelenses

O grupo terrorista palestino Hamas anunciou, na sexta-feira, 20, os nomes de quatro mulheres das Forças Armadas de Israel que serão libertadas no sábado, dia 25, como parte do entendimento de trégua em Gaza. Essas reféns serão trocadas por prisioneiros palestinos detidos em Israel, enquanto o cessar-fogo continua a ser mantido na região. As mulheres identificadas são Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag.

Essa troca de prisioneiros, programada para iniciar na tarde de sábado, representa a segunda desde o início do cessar-fogo. A primeira ocorreu no último domingo, 19, quando três mulheres israelenses e 90 prisioneiros palestinos foram liberados após mais de 15 meses de conflitos. Na primeira fase da trégua, que está prevista para durar seis semanas, Israel concordou em libertar 50 prisioneiros por cada mulher das forças armadas que fosse solta. Isso implica que 200 palestinos poderão ser libertados no sábado.

Após o acordo entre Israel e Hamas entrar em vigor no domingo, quando três reféns foram resgatadas, autoridades israelenses estimam que ainda existem 94 pessoas em cativeiro em Gaza, incluindo tanto as que estão vivas quanto as que faleceram.

O acordo de cessar-fogo, que resultou de meses de negociações mediadas por Catar, Egito e Estados Unidos, pôs fim aos combates pela primeira vez desde uma trégua que durou apenas uma semana em novembro de 2023. Na fase inicial, o Hamas concordou em liberar 33 reféns em troca de centenas de prisioneiros palestinos que se encontram em prisões israelenses. Em uma etapa posterior, ambas as partes devem negociar a liberação dos reféns restantes e a retirada das tropas israelenses de Gaza, devastada após 15 meses de conflito e bombardeios.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!