O propósito do Santos ao enfrentar o Velo Clube era assegurar uma “reação imediata” no Campeonato Paulista após a derrota para o Palmeiras na Vila Belmiro, onde sofreu um gol nos minutos finais. No entanto, a equipe dirigida pelo técnico Pedro Caixinha foi superada por 2 a 1 pelo time de Rio Claro neste sábado. Com esse resultado, o Santos pode encerrar a quarta rodada fora da zona de classificação para as quartas de final do Grupo B. O Velo Clube, que foi campeão da Série A2 em 2024, conquistou seus primeiros pontos no Paulista, mas permanece na última posição do Grupo D, alcançando sua primeira vitória histórica contra o Santos após cinco derrotas anteriores. Essa derrota provavelmente aumentará a pressão da torcida sobre o Santos, que já começou a ouvir vaias durante o clássico na Vila, o que levou Caixinha a mencionar a necessidade de “resposta imediata” antes da partida.
No primeiro tempo do jogo no estádio Benitão, em Rio Claro, o jogo foi marcado por uma disputa acirrada e poucas oportunidades de gol. O Velo Clube tentava conter o ataque do Santos, que teve mais posse de bola, através de faltas. A melhor oportunidade do Santos surgiu em uma dessas cobranças, aos 14 minutos, quando o atacante Luca Meirelles, de apenas 17 anos, executou uma falta pela direita, mas a bola atingiu a junção da trave com o travessão do goleiro Dalton. O Velo Clube também teve sua chance, acertando a trave aos 35 minutos, quando Léo Campos fez um cruzamento pela esquerda e Léo Baiano, de cabeça, carimbou o lado esquerdo do gol defendido por Gabriel Brazão.
Para a segunda etapa, tanto o técnico Guilherme Alves do Velo Clube quanto Pedro Caixinha do Santos realizaram mudanças em suas equipes. Itambé entrou na equipe do interior substituindo o amarelado Gabriel Mancha, enquanto Guilherme substituiu Patrick no Santos. O time da casa voltou com mais intensidade e, aos 2 minutos, já havia exigido duas boas defesas de Gabriel Brazão em cabeceios de Daniel Amorim. O gol do Velo Clube veio quatro minutos depois, novamente através de Daniel Amorim. Após uma cobrança de escanteio, a bola foi disputada na pequena área, e ao tentar afastá-la de forma apressada, Luca Meirelles acabou acertando Daniel Amorim, e a bola entrou.
Em desvantagem no placar, Caixinha fez três alterações: Leo Godoy, Tiquinho Soares e Diego Pituca foram acionados. O centroavante Tiquinho Soares, ex-jogador do Botafogo, que foi anunciado na sexta-feira, fez sua estreia e teve uma oportunidade aos 26 minutos, mas sua finalização foi para o lado de fora da rede. O segundo gol do Velo Clube surgiu novamente em uma jogada de bola parada. Sillas levantou a bola da intermediária e Daniel Amorim apareceu livre para cabecear e marcar seu segundo gol na partida. O Santos conseguiu descontar após um erro do goleiro Dalton, que ao tentar cortar um cruzamento deixou a bola nos pés de Leo Godoy, que aproveitou a oportunidade e marcou aos 44 minutos. Nos minutos finais, o Santos partiu para o ataque em busca do empate, mas não obteve sucesso.
Agora, o Santos se prepara para buscar a recuperação na próxima quarta-feira contra o São Bernardo, no ABC. O Velo Clube, por sua vez, terá pela frente o Novorizontino na terça-feira, no estádio do rival.
Ficha técnica: Velo Clube 2 X 1 Santos
Velo Clube – Dalton; Yuri Ferraz, Rafael Ribeiro (Julio Vaz), Gabriel Mancha (Itambé) e Marcelo; Pedro Favela, Léo Baiano, Felipinho (Carlos Manuel) e Léo Campos (Rennan Siqueira); Jefferson Nem (Sillas) e Daniel Amorim. Técnico: Guilherme Alves
Santos – Gabriel Brazão; JP Chermon, Luisão, Luan Peres e Souza (Escobar); Tomás Rincón, João Schmidt (Leo Godoy), Patrick (Guilherme) e Miguelito (Tiquinho Soares); Gabriel Bontempo (Diego Pituca) e Luca Meirelles. Técnico: Pedro Caixinha.
Gols – Daniel Amorim, aos 6 minutos do primeiro tempo e aos 38 minutos do segundo tempo. Leo Godoy, aos 44 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Gabriel Mancha, Léo Baiano e Dalton (Velo Clube).
Árbitro – Edna Alves Batista (SP).
Renda e Público – Não disponíveis.
Local – Estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro (SP).