Em meio a compromissos no Caribe, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, teve uma reunião com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, além do chanceler cubano, Bruno Rodríguez. Os encontros ocorreram separadamente na noite de sexta-feira, 24, em Havana, a capital de Cuba.
Na reunião com Díaz-Canel, Mauro Vieira entregou um convite do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para a Cúpula Brasil-Caribe, que acontecerá em 13 de junho em Brasília. O presidente cubano aceitou o convite. Díaz-Canel mencionou nas redes sociais que discutiram formas de fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Cuba e avançar em projetos de cooperação.
Durante sua visita a Havana, Vieira também conversou sobre a presidência do Brasil no Brics, destacando a entrada de Cuba como membro parceiro neste ano. Outros tópicos abordados foram os impactos das mudanças climáticas na região caribenha, especialmente com a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será sediada pelo Brasil em Belém. A questão ambiental foi um ponto importante no diálogo, especialmente após o furacão que, no ano anterior, causou o colapso da rede elétrica em Cuba, afetando a maior parte da população.
Após o encontro com Díaz-Canel, o ministro das Relações Exteriores teve uma reunião de trabalho com o chanceler Bruno Rodríguez, onde se reafirmou a saúde das relações bilaterais entre os dois países. Durante essa conversa, Vieira reiterou a posição do Brasil contra as sanções econômicas dos Estados Unidos a Cuba e se opôs ao retorno do país à lista de nações patrocinadoras do terrorismo. Recentemente, o ministro também visitou vários países da Caricom, a Comunidade do Caribe, e outras organizações multilaterais para estreitar os laços antes da cúpula de junho. A viagem começou em Trinidad e Tobago e Cuba foi o último destino.