Passado um pouco mais de um ano desde sua entrada no mercado brasileiro de cosméticos, a Advent, uma gestora americana com um portfólio global avaliando US$ 91 bilhões em ativos, está ampliando sua atuação no País. A Advent, que é controlada por uma entidade de private equity, está agora unindo forças com a Skala, uma marca local de produtos para cabelo, ao anunciar sua fusão com a Lola From Rio. Ambas as marcas são conhecidas por desenvolver produtos de beleza 100% veganos e têm uma significativa presença nas redes sociais.
Com um aporte proveniente de um fundo de US$ 2 bilhões focado na América Latina, a Advent assumirá o controle majoritário da nova empresa, embora os detalhes financeiros dessa transação não tenham sido divulgados. De acordo com um representante da Advent, essas marcas compartilham características fundamentais. Apesar de muitas empresas locais tentarem adaptar produtos internacionais, Skala e Lola foram pioneiras em criar soluções personalizadas para o consumidor brasileiro, cuja beleza é, na visão da Advent, exportável.
As duas marcas destacaram-se no mercado brasileiro ao atender especificamente cabelos cacheados e ondulados, um nicho frequentemente negligenciado por multinacionais. A Skala, estabelecida em 1986 em Uberaba (MG), já exporta produtos para cerca de 80 países, enquanto a Lola, fundada em 2011, tem vendas em mais de 40 mercados fora do Brasil.
No que diz respeito à união das empresas, a nova entidade terá um faturamento estimado em R$ 2 bilhões, com a Skala representando cerca de dois terços dessa receita total. A estratégia de trabalhar em conjunto visa facilitar o crescimento. Os líderes das marcas observam que há sinergia em termos de portfólio, operações e objetivos, reforçando a identidade brasileira com uma comunicação vibrante.
A fusão permitirá que as empresas atinjam 54% dos lares brasileiros e estejam presentes em 76% dos varejistas do setor no País. Juntas, as marcas possuem mais de 300 SKUs e produzem 215 milhões de unidades anualmente, além de contar com sete milhões de seguidores nas redes sociais. A participação de mercado combinada é estimada em 6%, abrangendo segmentos de acessibilidade e premium.
O novo conselho de administração contará com representantes da Advent, os fundadores da Lola e um ex-executivo da Skala. Enquanto um executivo ocupará o cargo de CEO do novo grupo, a Lola continuará a ser liderada por seu atual diretor. Apesar da fusão, as marcas manterão operações independentes em áreas como planejamento comercial, enquanto buscam sinergias em outras áreas.
A Advent pretende usar seu novo investimento para acelerar iniciativas de crescimento em ambas as empresas, além de buscar complementaridade nas operações de distribuição. Enquanto a Lola tem presença forte em e-commerce e canais de farmácia, a Skala destaca-se no varejo alimentar, que é atualmente o segmento que mais cresce no País.
A Skala também possui uma equipe dedicada nos Estados Unidos, focada em várias áreas, embora o país não seja o único destino para a expansão internacional da nova organização. Ambas as marcas contarão com o apoio da Advent, que tem um histórico de investimentos no setor de cosméticos globalmente.
O mercado americano, quatro vezes maior que o brasileiro no setor de haircare, possui uma demografia diversificada. Isso representa uma grande oportunidade de crescimento para ambas as marcas, que pretendem explorar seu potencial de exportação.
De acordo com dados da Euromonitor, o Brasil se posiciona como o terceiro maior mercado global de haircare, com projeções de receita crescendo de R$ 32,3 bilhões em 2024 para R$ 44,3 bilhões em 2029. O mercado global, recentemente, alcançou receitas de US$ 92,7 bilhões, com projeções de crescimento para US$ 124,3 bilhões nos próximos cinco anos.