Um policial militar do Espírito Santo foi gravado imobilizando um suspeito utilizando um mata leão durante uma abordagem no bairro João Goulart, em Vila Velha. Os moradores registraram em vídeo o momento em que um homem de 30 anos foi abordado. De acordo com a polícia, as equipes estavam realizando patrulhamento na área quando avistaram o indivíduo em atitude suspeita, levando-o a fugir ao notar a presença da viatura. Após ser encontrado, o homem resistiu à abordagem.
A Polícia Militar divulgou uma nota informando que foi necessário empregar de forma progressiva e moderada a força para contê-lo. Pouco depois, os policiais deram a ordem de abordagem, mas a instrução não foi seguida. A corporação ressaltou que existe um protocolo padrão para abordagens, que inclui a comunicação verbal das ações que serão tomadas.
A situação se complicou quando o suspeito tentou entrar em uma casa durante a abordagem. No interior do imóvel, a polícia encontrou drogas e dinheiro. Entre os itens apreendidos estavam: 56 buchas de maconha, 5 pinos de cocaína, R$ 2 mil em espécie e uma planta de cannabis no quintal.
As substâncias recolhidas passarão por análise no Laboratório de Química Forense do Espírito Santo antes de serem incineradas. O Comando da 13ª Companhia Independente esclareceu que todas as ocorrências envolvendo detenções e disparos de arma de fogo são revisadas para assegurar a conformidade com os protocolos. A investigação do caso está em andamento.