No último sábado (25), a Polícia Militar de São Paulo prendeu um indivíduo identificado como membro do Primeiro Comando da Capital (PCC) no bairro Rádio Clube, em Santos, no litoral de São Paulo. Conhecido pelo nome de Picuíra, o homem, com 41 anos, era foragido da Justiça. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os policiais realizavam um patrulhamento na área quando avistaram o suspeito pilotando uma motocicleta sem capacete. Ao perceber a aproximação da equipe, ele tentou escapar, se refugiando em um bar, mas acabou sendo capturado pelos policiais.
Durante a abordagem, foi encontrado com o suspeito duas porções de cocaína, e ele ainda tentou ameaçar os agentes do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I). Ao verificarem a situação do homem no sistema criminal, os policiais descobriram que havia um mandado de prisão em seu nome, expedido pela 1ª Vara Criminal do Foro do Guarujá, por porte ilegal de arma de fogo. Informações obtidas pela polícia indicam que Picuíra é um integrante ativo do PCC e está ligado ao assassinato do soldado da Polícia Militar Fábio Lopes Apolinário, ocorrido em 2011, quando o PM foi alvejado com disparos de fuzil ao deixar a casa dos pais.
Picuíra já havia sido detido anteriormente, em 2019, durante uma operação realizada pelo 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP). Ele também possui registros criminais relacionados a roubo e tráfico de drogas.