As autoridades sul-coreanas responsáveis pela investigação de um acidente que resultou na morte de 179 pessoas no final de dezembro encaminharam, na última segunda-feira, um relatório preliminar com suas primeiras descobertas à agência de aviação das Nações Unidas, além de compartilhá-lo com os Estados Unidos, França e Tailândia. A apuração sobre o desastre aéreo mais fatal na história da Coreia do Sul prossegue, mas o documento apresentado já examinou a questão da “colisão da aeronave com aves”, incluindo uma análise dos motores e da estrutura de orientação de pouso do localizador da aeronave.
“As investigações minuciosas têm como objetivo identificar a causa exata do acidente”, foi mencionado no relatório. A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), que faz parte das Nações Unidas, estipula que um relatório preliminar deve ser apresentado dentro de 30 dias após um acidente e incentiva a publicação de um relatório final em até 12 meses.
Relembrando o incidente, um jato Boeing 737-800, que partiu de Bangkok em direção ao Aeroporto Internacional de Muan na Coreia do Sul, derrapou na pista durante uma aterrissagem de emergência, falhando em acionar o trem de pouso e colidindo com um muro de concreto — a estrutura do localizador —, que resultou em uma explosão. Todos, exceto dois, dos 181 passageiros e tripulantes a bordo perderam a vida no dia 29 de dezembro.
O localizador é um sistema que auxilia na navegação de aeronaves em aproximação à pista, e especialistas afirmam que a estrutura em concreto armado do aeroporto de Muan, que suporta as antenas do sistema, provavelmente foi determinante para a tragédia.
As primeiras descobertas foram destacadas no relatório, que já havia sido compartilhado com as famílias das vítimas. Por exemplo, ficou confirmado que os pilotos perceberam e comentaram sobre um grupo de pássaros que avistaram enquanto se aproximavam do aeroporto. O momento exato da colisão com os pássaros ainda não foi confirmado, conforme o relatório, mas a aeronave “declarou mayday devido a uma colisão com pássaros durante uma manobra”.
“Ambos os motores foram inspecionados, e penas e vestígios de sangue de aves foram encontrados em cada um deles”, informou o documento. “Após a colisão com o aterro, um incêndio e uma explosão parcial ocorreram. Ambos os motores ficaram soterrados na massa de solo do aterro, e a parte dianteira da fuselagem foi espalhada a uma distância de 30 a 200 metros do aterro”, acrescentou. O relatório não esclareceu o que pode ter causado a falha simultânea nos dois gravadores de dados, pouco antes dos pilotos terem declarado mayday. No momento da falha das caixas-pretas, a aeronave estava a uma altitude de 152 metros, com uma velocidadede 298 km/h.