A escritora ítalo-brasileira Marina Colasanti, um dos destaque da literatura nacional, faleceu aos 87 anos. A notícia foi confirmada nesta terça-feira (28) pela Academia Brasileira de Letras. Não foi divulgada a causa do falecimento. “Uma escritora brilhante, autora de mais de 70 obras que encantaram tanto crianças quanto adultos, Marina deixa um legado inesquecível para a literatura e a cultura do Brasil”, registrou a ABL em uma postagem nas redes sociais. O velório ocorrerá no Parque Lage, no Rio de Janeiro, mas a data ainda não foi anunciada.
Marina Colasanti nasceu em 1937, em Asmara, capital da Eritreia. Ela se mudou para o Brasil aos 11 anos, em 1948, após ter vivido na Líbia e na Itália. Residentes no Rio de Janeiro, ela deixa duas filhas, Fabiana e Alessandra.
Além de sua atuação como escritora, Marina também trabalhou como jornalista, tendo atuado na redação do “Jornal do Brasil”. Seu primeiro livro foi publicado em 1968. “Ela é uma das autoras mais premiadas do Brasil, com vários prêmios Jabuti, o Grande Prêmio da Crítica da APCA, Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro, além do prêmio da Biblioteca Nacional para poesia e dois prêmios latino-americanos. Em 2011, conquistou o terceiro prêmio no Portugal Telecom de Literatura. Tornou-se hors-concours na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), após receber diversas premiações”, destaca a biografia oficial da autora.