Fundada em 2014, a startup Boom, dos Estados Unidos, surgiu com a audaciosa missão de não só retomar os voos supersônicos, mas também tornar esses trajetos acessíveis a mais pessoas. Na terça-feira, 28, a companhia alcançou um feito marcante: sua aeronave XB-1 conseguiu romper, pela primeira vez, a barreira do som.
“Hoje, o XB-1 decolou do mesmo espaço aéreo onde, em 1947, o Bell X-1 fez história ao quebrar a barreira do som pela primeira vez. Estava esperando por este voo desde a criação da Boom, em 2014, e é um marco crucial em nosso percurso para oferecer viagens supersônicas a viajantes ao redor do mundo”, declarou o fundador da empresa em um comunicado.
Pilotado por Tristan “Geppetto” Brandenburg, chefe dos pilotos de teste, o XB-1 partiu do Porto Espacial e Aéreo de Mojave e atingiu a velocidade de Mach 1,122, correspondente a 652 nós ou 1.200 quilômetros por hora. Esse tempo foi cerca de 12 minutos após a decolagem do voo de teste, tornando-se 10% mais rápido que a velocidade do som. A máxima que o XB-1 havia alcançado anteriormente era Mach 0.95, ficando abaixo da barreira. Desde seu primeiro voo em março de 2024, a aeronave já completou 12 voos, todos com sucesso, marcando um momento histórico como o primeiro jato supersônico civil fabricado nos EUA e o primeiro a alcançar esse feito de forma independente no mundo.
O XB-1 serve como precursor do Overture, que será o primeiro jato comercial supersônico da Boom. O objetivo da empresa, conforme explicado pelo fundador, é possibilitar que qualquer pessoa possa “voar para qualquer lugar do mundo em quatro horas por 100 dólares”. Ele também acredita que os voos supersônicos irão substituir paulatinamente as aeronaves convencionais nas próximas décadas.
De acordo com o fundador, os voos poderão ser oferecidos a preços acessíveis devido à eficiência dos novos modelos. “Um avião mais rápido é significativamente mais eficiente em termos de tempo e também financeiro. Você pode realizar mais voos com a mesma aeronave e a mesma equipe, o que diminui os custos de forma expressiva. Comaviões mais velozes, não precisaríamos ter uma frota tão grande”, comentou em uma entrevista.
A Boom espera que o Overture comece a operar até o final da década. Embora esse objetivo ainda esteja distante, mais de 130 aeronaves já foram encomendadas por companhias como American Airlines, United Airlines e Japan Airlines. A aspiração da empresa é que o Overture possa cobrir mais de 600 rotas internacionais, transportando até 80 passageiros e alcançando a velocidade de Mach 1.7, ou quase 2.100 quilômetros por hora, o que é praticamente o dobro da velocidade dos aviões subsônicos atuais.
Outras companhias já tentaram requalificar a época de ouro dos voos supersônicos, como o Concorde, que fez seu primeiro voo em março de 1970 e encerrou suas operações em novembro de 2003. No entanto, até o presente momento, nenhuma delas obteve sucesso nesse intento.