A atriz espanhola Karla Sofía Gascón, de 52 anos, se manifestou após a ressurreição de publicações polêmicas suas no X. Em suas postagens, a protagonista de Emilia Pérez aborda temas como islamismo, o caso de George Floyd e o Oscar. “Quero reconhecer a discussão em torno de meus comentários anteriores nas redes sociais que causaram mágoa. Como alguém pertencente a uma comunidade marginalizada, estou ciente desse sofrimento e lamento profundamente pelos danos que causei. Minha vida sempre foi uma luta por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre vencerá as trevas”, declarou em um comunicado.
As postagens que geraram controvérsia foram realizadas entre 2020 e 2021, e muitas delas não estão mais acessíveis. Em uma delas, a atriz comentou: “Sinto muito, é apenas minha impressão ou há mais muçulmanos na Espanha? Toda vez que vou buscar minha filha na escola, noto um aumento no número de mulheres com cabelos cobertos e saias longas. No próximo ano, em vez de inglês, teremos que ensinar árabe”.
Ao analisar o caso da morte de George Floyd por um policial em 2020, Gascón chegou a afirmar: “Eu realmente acho que muito poucas pessoas se importaram com George Floyd, um criminoso usuário de drogas, mas sua morte ilustra mais uma vez que existem pessoas que ainda veem os negros como macacos sem direitos e consideram os policiais como assassinos”. As postagens antigas da atriz, que foi indicada ao Oscar, vieram à tona um dia após suas declarações sobre Fernanda Torres ganharem destaque. Naquela ocasião, ela mencionou que “as pessoas que trabalham com Fernanda Torres falam mal de mim”. Karla também se desculpou pela declaração, ressaltando: “Nos meus comentários recentes, me referia à toxicidade e ao discurso de ódio nas redes sociais, que infelizmente continuo a enfrentar. Fernanda tem sido uma aliada incrível, e ninguém próximo a ela foi nada além de solidário e extremamente generoso”.