O presidente da França, Emmanuel Macron, manifestou neste sábado (1°) seu “grande alívio e alegria” após a libertação do refém franco-israelense Ofer Kalderon, que foi solto pelo Hamas depois de meses em cativeiro. “Ofer Kalderon está livre! Compartilhamos o enorme alívio e a alegria de seus familiares após 483 dias de um sofrimento inimaginável”, afirmou o presidente em uma publicação nas redes sociais. “Estamos pensando em Ohad Yahalomi, que ainda se encontra sob a custódia do Hamas, e em sua família. A França está fazendo tudo o que pode para garantir sua libertação rapidamente”, acrescentou.
Kalderon, de 52 anos, foi sequestrado do kibutz Nir Oz junto a seu filho Erez, que na época tinha apenas 11 anos, e sua filha Sahar, com 16 anos. Erez e Sahar também foram libertados durante o cessar-fogo de novembro de 2023.
Neste sábado, outros dois reféns também foram libertados. Um deles é Keith Siegel, um homem com dupla nacionalidade israelense e americana, que foi capturado em sua casa no kibutz Kfar Aza. Sua esposa, Aviva, que foi sequestrada com ele, foi libertada em novembro de 2023 como parte de um acordo temporário de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
O outro refém libertado é Yarden Bibas, que foi sequestrado do kibutz Nir Oz junto com sua esposa Shiri e seus dois filhos, Kfir e Ariel. Kfir, que tinha apenas nove meses, foi o refém mais jovem feito no dia 7 de outubro.