Policiais militares do 8º BPM/M realizaram o resgate de duas famílias durante uma enchente que afetou a Rua Major Ângelo Zanchi, no bairro da Penha, zona leste de São Paulo, na madrugada deste sábado (1). As imagens documentaram os policiais enfrentando a força da correnteza enquanto resgatavam um bebê de apenas três meses, uma criança de um ano e suas mães.
Na mesma madrugada, uma equipe da Polícia Militar foi chamada para atender uma ocorrência grave de inundação em uma residência na Rua Major Ângelo Zanchi. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram a rua completamente alagada. Segundo relatos, a água subia rapidamente, tornando impossível o acesso das viaturas. Diante dessa situação, os policiais optaram por realizar o resgate a pé, buscando salvar os bebês e suas mães.
Um bebê de apenas três meses e uma criança de um ano, junto com suas mães, foram resgatados sem ferimentos. Considerando a vulnerabilidade do recém-nascido, os policiais o levaram para um hospital na região para receber cuidados médicos adequados. Após a missão de salvamento, os policiais foram direcionados para a UPA Carrão, uma vez que tiveram contato direto com água que poderia estar contaminada. Todos os militares receberam cuidados médicos e foram liberados após avaliação de sua saúde e a devida medicação.
As intensas chuvas que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo desde a última sexta-feira (31) resultaram em diversos locais alagados, levando a Defesa Civil Estadual a emitir sete alertas para informar a população sobre a situação climática adversa. Na cidade de São Paulo, uma mãe e seu filho ficaram feridos após o desabamento de um muro sobre uma casa e foram levados para o Hospital Vereador José Storopolli e à UPA Jaçanã. Um alerta severo foi emitido para a cidade em decorrência das chuvas.
Os aguaceiros provocaram pelo menos dez pontos de alagamento e três córregos chegaram a transbordar. Além disso, a defesa civil informou que ambos os sentidos da Marginal Tietê ficaram alagados e impraticáveis em várias regiões.