O Itaú Unibanco aderiu ao Instituto de Inteligência Artificial Centrada no Humano de Stanford, denominado HAI pela sigla em inglês. Esta associação marca a primeira vez que uma empresa da América Latina entra na iniciativa, que visa promover diálogos sobre impactos e práticas recomendadas no uso da inteligência artificial, reunindo a indústria e especialistas da instituição californiana.
James Landay, co-diretor do HAI, enfatiza que a missão do instituto é promover pesquisa, educação e políticas na área de IA que priorizem os efeitos sobre o ser humano. Ele destaca que a colaboração com o Itaú Unibanco representa uma oportunidade significativa para investigar como a inteligência artificial pode revolucionar o setor financeiro, trazendo benefícios não apenas para indivíduos e empresas, mas também para comunidades ao redor do mundo.
Na qualidade de novo membro do programa, o Itaú Unibanco vai trabalhar em conjunto com professores e alunos para fomentar a pesquisa aplicada à inteligência artificial que prioriza as necessidades humanas. O banco mostrará interesse especial em temas que conectem a teoria à aplicação prática da IA, como o uso responsável da tecnologia, novas interfaces de interação humano-máquina e aprimoramento do raciocínio em grandes modelos de linguagem, com foco nos setores financeiro e social.
Carlos Eduardo Mazzei, diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco, expressa seu orgulho e entusiasmo por ser a primeira empresa latino-americana a se integrar ao programa. Ele acredita que a evolução conjunta de humanos e tecnologia é essencial, ressaltando que o verdadeiro potencial da inteligência artificial só pode ser alcançado por meio dessa combinação.