É frequente que estudantes do ensino médio enfrentem confusão e insegurança ao decidir qual carreira seguir, uma vez que essa escolha terá um impacto significativo em suas vidas. Existem estratégias que podem ajudar esses jovens a realizar essa decisão de maneira mais tranquila. A psicóloga Lilian Vendrame sugere que os estudantes explorem diferentes abordagens durante esse processo.
Normalmente, os alunos selecionam um curso baseado em suas notas escolares ou nas tendências do mercado de trabalho. Contudo, segundo Vendrame, essas não são as únicas maneiras de identificar uma carreira. Por exemplo, um estudante que enfrentava dificuldades em matemática, mas desejava cursar engenharia de biossistemas, chegou à conclusão de que poderia superar suas limitações. Após frequentar várias aulas particulares, ele se formou e se destacou no curso, demonstrando que uma dificuldade acadêmica não deve ser um fator determinante para o futuro profissional.
Além disso, ao considerar o mercado de trabalho, é importante lembrar que focar apenas nas profissões que oferecem as melhores remunerações pode levar a uma escolha insatisfatória. Entrar em um campo de atuação em que não há interesse genuíno pode resultar em falta de motivação e realizações limitadas.
Para facilitar o processo de escolha, a psicóloga recomenda aos estudantes que elaborem uma lista com três profissões de interesse, realizem pesquisas a respeito e anotem o que apreciam e desagradam em cada opção. Essa prática visa promover um maior autoconhecimento e, assim, proporcionar clareza nas escolhas possíveis.
Vendrame enfatiza a importância de se trabalhar as habilidades, interesses e o perfil psicológico dos estudantes durante a orientação profissional. Em suas palavras, “quando o coração se acalma, a mente se ilumina”, o que indica que, ao realizar uma pausa para pesquisa e reflexão, os jovens podem organizar suas ideias. Com pensamentos mais tranquilos, eles poderão tomar decisões com mais consciência, levando em conta tanto suas paixões quanto as exigências do mercado de trabalho.