Um dia após a divulgação de um vídeo sobre a segurança pública no Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro se reunirá nesta quarta-feira, 05, em Brasília, com autoridades do governo federal para discutir o assunto. O encontro ocorrerá a partir das 12h, com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública. Além disso, Castro participará de uma reunião com o secretário Nacional de Segurança Pública e com o diretor de Operações Integradas e de Inteligência.
No vídeo divulgado anteriormente, que carrega um tom provocativo ao governo federal, um narrador questiona a eficácia das ações voltadas à segurança, ressaltando que, embora o estado retire armas das mãos de criminosos, estas continuam a entrar no país por suas fronteiras. A mensagem enfatiza que o combate ao crime não deve ser atribuição exclusiva das polícias militar e civil, destacando a necessidade de medidas mais rigorosas para responsabilizar os países que facilitam o tráfico de armas.
No material intitulado “O caminho das armas”, o governador aparece em um depósito repleto de fuzis apreendidos, afirmando que, no ano anterior, mais de 730 armas desse tipo foram removidas das mãos do crime no Rio, representando um aumento de 20% em relação a anos anteriores. A gestão de segurança de Castro se concentra na apreensão de fuzis e na recompensa em dinheiro para policiais envolvidos nessas operações, em um contexto de aumento significativo de furtos de veículos e intensificação das operações policiais em áreas de comunidade.
A agenda do governador em Brasília também inclui uma reunião com o ministro dos Transportes e membros da bancada federal a fim de discutir a concessão da Ferrovia Vitória-Rio, que é parte do Anel Ferroviário do Sudeste e, segundo o governo do estado, terá um grande impacto no desenvolvimento econômico da região.