Em 2024, o Itaú Unibanco reportou um lucro recorrente de 41,4 bilhões de reais, o que representa um aumento de 18% em relação ao ano anterior. No quarto trimestre, o banco registrou um lucro de 10,9 bilhões de reais, com um crescimento de 2% comparado ao terceiro trimestre. Em relação à sua carteira de crédito, houve um incremento de 15,5% no ano, totalizando 1,136 trilhão de reais ao final de dezembro.
O segmento de crédito a pessoas físicas domina a carteira, totalizando quase 445 bilhões de reais, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Em seguida, o crédito destinado a grandes empresas chegou a 439 bilhões de reais, com um crescimento anual de 21%. O setor de micro, pequenas e médias empresas completou a lista, somando 223 bilhões de reais e apresentando um crescimento de 18%.
Conforme os resultados divulgados, as operações do banco são predominantemente localizadas no Brasil, onde a carteira totaliza 1,1 trilhão de reais, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. O crédito concedido em outros países da América Latina também teve um aumento significativo de 21%, resultando em 252 milhões de reais.
A taxa de inadimplência, avaliada através dos Non Performing Loans (NPL), que considera os empréstimos com parcelas em atraso há mais de 90 dias, terminou o ano em 2,4%. Apesar da ampliação da concessão de crédito, a inadimplência apresentou uma redução de 0,5 ponto percentual em comparação ao ano anterior.
Além dos resultados financeiros, o banco apresentou suas metas para 2025, visando um crescimento entre 4,5% e 8,5% na carteira de crédito total, que inclui garantias financeiras e títulos privados.
Adicionalmente, foi informada a distribuição de 15 bilhões de reais em proventos, com base na posição acionária de 17 de fevereiro. Os papéis negociados a partir de 18 de fevereiro não terão direito ao pagamento. O montante total corresponde a dividendos de 1,2509 real por ação, além de juros sobre capital próprio (JCP) de 0,3334 real por ação. Como o JCP está sujeito ao Imposto de Renda, o valor líquido a ser recebido será de 0,2834 real por ação.