sábado, fevereiro 1, 2025
HomeCotidianoBrasileira se torna a pessoa mais velha do mundo, diz LongeviQuest

Brasileira se torna a pessoa mais velha do mundo, diz LongeviQuest

A gaúcha Inah Canabarro Lucas, nascida em 8 de junho de 1908, na cidade de São Francisco de Assis, RS, foi reconhecida pelo site LongeviQuest como a pessoa mais velha do mundo. A organização é referência no monitoramento de supercentenários ao redor do globo.

Inah passou a ocupar o posto após a morte da japonesa Tomiko Itooka, que faleceu aos 116 anos em 29 de dezembro de 2024. O anúncio foi confirmado no sábado (4).

Atualmente, Inah vive em Porto Alegre, na Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, e é conhecida pelo bom humor. Quando questionada sobre sua idade no Dia do Idoso, em 1º de outubro de 2024, respondeu com leveza: “Poucos anos. 116.”

Um legado de bondade e dedicação

Com seis irmãos, Inah iniciou sua jornada religiosa aos 16 anos no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento, RS. Mais tarde, ela fez seus votos em Montevidéu, no Uruguai, em 1928, tornando-se freira.

Ao longo de sua vida, Inah dedicou-se à educação, lecionando português e matemática no Rio de Janeiro e depois em Santana do Livramento. Segundo seu sobrinho, suas marcas são o “bom humor, otimismo, bondade e espiritualidade”.

Em 2018, prestes a completar 110 anos, Inah Canabarro Lucas recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco, um gesto que emocionou e honrou sua longa trajetória de fé e dedicação religiosa.

A bênção veio acompanhada de um certificado que Inah guarda com orgulho e exibe com carinho na residência onde vive. O presente é uma prova de reconhecimento por sua vida exemplar e por seus anos dedicados à espiritualidade e à educação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!