sexta-feira, fevereiro 7, 2025
HomeEconomiaANÁLISE: DESEMPENHO FRACO NA PREVI GERA PREOCUPAÇÃO

ANÁLISE: DESEMPENHO FRACO NA PREVI GERA PREOCUPAÇÃO

O Tribunal de Contas da União (TCU) deliberou pela realização de uma auditoria emergencial na gestão da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, conhecida como Previ. Essa decisão surgiu após a detecção de um déficit de R$ 14 bilhões no fundo Previ I. O alerta foi motivado pelo baixo rendimento observado entre janeiro e novembro de 2023, que registrou apenas 2,11%, em contraste com os resultados favoráveis dos anos anteriores.

Durante uma análise na imprensa, destacaram que a performance recente do fundo é notável, especialmente ao ser comparada com o histórico de rendimentos elevados. Em 2023, o rendimento foi de 13,53%, enquanto em 2022 foi de 13,51% e em 2021, 7,13%. A queda drástica no rendimento levantou preocupações dentro do TCU.

O TCU, em sua reunião na quarta-feira, decidiu iniciar a auditoria sobre a gestão da Previ. O ministro Walton Alencar Rodrigues, que solicitou a auditoria, expressou “preocupações gravíssimas”. Ele afirmou que a situação é séria e aumenta os riscos para os segurados do Banco do Brasil, ressaltando que o desempenho atual dos planos da Previ é extremamente abaixo do esperado em comparação aos anos anteriores.

A Previ é reconhecida como o maior fundo de previdência do Brasil e possui um papel significativo no mercado financeiro do país. O fundo Previ I, que está sendo auditado, é constituído por uma variedade de ativos de renda fixa e variável, sendo que a Previ se destaca como o maior acionista individual da empresa Vale.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!