Um novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos está programado para chegar a Fortaleza, no Ceará, nesta sexta-feira (7). As deportações estão aumentando, com um número crescente de repatriados pelas autoridades norte-americanas.
A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) deve pousar na Base Aérea de Fortaleza. O governo brasileiro, por meio de uma nota do Ministério das Relações Exteriores, confirmou a chegada dos deportados. O procedimento de repatriação tem se tornado cada vez mais comum. A informação foi divulgada por analistas de política em uma emissora de notícias. A aeronave envolvida na operação será um Boeing KC-390 Millennium, que contará com o suporte do Itamaraty para a assistência e os trâmites burocráticos dos repatriados.
Os brasileiros deportados serão levados ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, que é o destino final da operação. O grupo parte de Alexandria, na Louisiana, com uma parada técnica em Porto Rico antes de seguir para Fortaleza. O presidente determinou que um diplomata do Consulado-Geral em Houston acompanhe o embarque dos cidadãos. Este voo será o segundo grupo a retornar ao Brasil desde o início da administração de Donald Trump.
Nas primeiras deportações, a prática de algemar todos os deportados foi implementada, mesmo para aqueles que não tinham antecedentes criminais. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil considerou essa abordagem “inaceitável”, afirmando que os cidadãos brasileiros foram submetidos a um tratamento considerado “degradante”. Essa situação infringe um acordo estabelecido entre Brasil e Estados Unidos em 2018.