Uma pesquisa conduzida pela AtlasIntel revelou que 71% dos brasileiros acreditam que o governo enfrentará desafios no Congresso Nacional nos próximos seis meses. Quando questionados sobre a possibilidade de o governo não ter a maioria no Congresso, 32% dos entrevistados consideraram isso “muito provável”, enquanto 17% acharam “provável”. Já 22% opinaram que é “algo provável”, 11% enxergaram como “pouco provável” e 17% afirmaram que “nada provável”.
A pesquisa ouviu 3.125 pessoas entre os dias 27 e 31 de janeiro, apresentando uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%. O levantamento foi realizado em um contexto de eleição para os novos presidentes da Câmara e do Senado, com Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente, sendo escolhidos para os cargos.
Na última quarta-feira (5), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, compartilhou com o Congresso as prioridades da agenda econômica do governo. A reunião incluiu a participação de Hugo Motta, que destacou a apresentação de 25 projetos prioritários, dos quais 15 necessitam de tramitações no Congresso para avançar. Um dos principais projetos discutidos foi a isenção do Imposto de Renda para indivíduos que recebem até R$ 5 mil. Desde que assumiu a presidência da Câmara, o deputado tem enfatizado sua intenção de adotar uma postura colaborativa, embora tenha expressado preocupações em relação à reforma de renda proposta pelo governo.